// Introdução

“Ascensão” é um projecto musical de Pedro Marques que procurou assistir uma jovem artista – Rita Rocha – na sua entrada para o mundo profissional, criando o seu primeiro álbum num processo transparente para que qualquer artista em formação possa ver como tudo foi feito.

Desde a composição das músicas, à escrita das letras, ensaios, gravações, masterização e lançamento do álbum, tudo foi registado em fotografia por Ana Silva, acompanhada por filmagens de Tiago Nobre assim como de André Tentugal (realizador veterano no mundo da música, tendo já trabalhado com artistas nacionais como Ana Moura, Gisela João, Manuel Cruz, etc).

A edição deste conteúdo para efeitos de promoção ficou depois nas mãos da realizadora/editora Ana Almeida e para efeitos de registo cinematográfico, foi editado um documentário pelo realizador Nuno Rocha que, num formato mais narrativo, explicará como tudo foi criado.

“Ascensão” foi um projecto laborioso que empregou mais de 60 pessoas, incluindo 35 músicos e múltiplos técnicos de áreas distintas.”

Tanto o álbum como o conteúdo fulcral do projecto estão agora aqui disponíveis porque esperamos que isso esclareça e inspire mais experiências deste género.

Adicionalmente, na fase final de produção, também foram feitas apresentações em escolas, onde Rita Rocha pode participar em debates e explicar, tanto a professores como alunos, como foi fazer um álbum numa idade tão jovem, ao mesmo tempo que geria a sua vida pessoal e escolar.

“Ascensão” foi um projecto laborioso que empregou mais de 60 pessoas, incluindo 35 músicos e múltiplos técnicos de áreas distintas.

Os poemas das letras das canções são escritos por Galileu Granito, Rita Rocha e Pedro Marques. O álbum criado, onde a voz de Rita Rocha será acompanhada por orquestra e instrumentos adicionais, intitula-se “Três Pontinhos”.

// Composição

A composição das músicas foi inicialmente liderada por Pedro Marques, focando-se num estilo de canção clássica portuguesa de uma época em que a electrónica não era a influência central, abundando ainda estilos clássicos acústicos.

Este processo acabou por ser colaborativo porque Rita Rocha naturalmente desenvolveu as suas próprias intenções artísticas.
Ficou rapidamente clara uma das maiores intenções deste projecto: a importância de dar a estes jovens uma voz que vai para além do que estão a cantar. Correndo o risco de generalizar, o mais comum no mundo da edição discográfica nestas idades é que lhes sejam imbuídos estilos e objectivos exclusivamente comerciais, assim como calendários de produção asfixiantes de tão urgentes que são.

“Ascensão” optou pelo caminho oposto.

“Ficou rapidamente clara uma das maiores intenções deste projecto: a importância de dar a estes jovens uma voz que vai para além do que estão a cantar.

Rita e Pedro trabalharam na composição das músicas, juntamente com Galileu Granito, num calendário que se estendeu por meses, sempre tendo em conta as obrigações escolares de Rita, que começou o projecto com apenas 14 anos. Os pais de Rita estiveram presentes nas sessões de composição (quando lhes era possível), estando a porta do estúdio sempre aberta a visitas.

Este ambiente familiar e relaxado de trabalho foi crucial para que Rita se sentisse cada vez mais à vontade para exprimir opiniões, incorporar influências artísticas da sua geração, ou para que simplesmente aprendesse e desse o seu melhor porque sabia desde o início que o álbum também era seu. Prioridade máxima foi dada à qualidade do trabalho produzido.

Múltiplos vídeos e fotografias da fase de composição estão agora nas redes sociais de Rita Rocha, assim como de Pedro Marques. Agora também nesta página, mais abaixo, se encontra disponível o documentário de Nuno Rocha, caso queiram analisar este processo mais de perto.

// Ensaios

Devido à natureza complicada da instrumentalização do álbum (que envolveu uma orquestra a acompanhar a voz da Rita) foram também necessários extensivos ensaios para garantir que as gravações corressem o melhor possível.

Os primeiros passos foram dados apenas por Pedro e Rita, geralmente com acompanhamento de guitarra ou piano, mas conforme a composição e a instrumentalização das músicas progrediu, foi necessário incorporar mais elementos nos ensaios.

“O objectivo de “Ascensão” foi sempre que Rita acompanhasse todas as fases de uma produção elaborada de um álbum musical(…)”

Numa segunda fase, a incorporação de um trio de cordas, composto por colegas de escola da Rita, foi gradualmente manifestando a composição das melodias, ainda num ambiente relaxado, que permitia a experimentação e sugestão de ideias novas.

Já a terceira e última fase dos ensaios, foi notavelmente mais técnica e minuciosa, pois contou com a presença de vários músicos profissionais que iriam depois gravar os temas em estúdio, como parte da orquestra (“Douro Chamber Orchestra”).

Esta fase foi especialmente importante para a aprendizagem de Rita, pois além do compositor Pedro Marques esteve também presente o maestro Valter Mateus, que iria depois dirigir a orquestra nos dias de gravação de estúdio. Foi aqui que muitos dos conceitos e ideias criadas nas sessões de composição se viram pela primeira vez frente a frente com a realidade das gravações que se avizinhavam.

“Esta fase foi especialmente importante para a aprendizagem de Rita, pois além do compositor Pedro Marques esteve também presente o maestro Valter Mateus(…)”



O objectivo de “Ascensão” foi sempre que Rita acompanhasse todas as fases de uma produção elaborada de um álbum musical para que, daqui para a frente, isso não a intimide ao ponto de deferir a sua voz criativa, cedendo por insegurança ou inexperiência.
No entanto, todo o trabalho extensivo feito até este momento só serviu um único propósito: a preparação para as gravações finais.

// Gravação

A gravação da música, assim como as misturas, foram feitas nos estúdios Arda, na cidade do Porto, em Campanhã. É uma construção recente, em que o edifício foi desenhado de raiz como um estúdio, não sendo uma mera adaptação de um espaço. Paredes de betão e salas insonorizadas com extremo cuidado acústico, assim como um foco em material analógico, fizeram deste estúdio um par perfeito para o álbum: clássico e intemporal.

Além de nos dar acesso a cinco espaços distintos, incluindo três salas de gravação, a Arda possui uma compilação impressionante do material musical mais clássico da História da Música e, ainda mais importante, tem dimensões suficientes para albergar uma orquestra, incluindo salas de gravação que permitem a gravação da voz, separadamente.

Este processo envolveu não só múltiplos técnicos do estúdio, como o compositor, o maestro e a sua orquestra, assim como a cantora e variados músicos convidados, sendo no final gravados os seguintes instrumentos: guitarra; piano; guitarra eléctrica; baixo eléctrico; contra baixo; baixo; ukulele; violino; viola; harpa; violoncelo; flautas; acordeão; orgão; congas; bateria; trombone; trompete; saxofone; percussão; tímpano; pandeireta e coro.

// Masterização

Aquando da gravação, foi tido o especial cuidado de captar os instrumentos separadamente, assim como a voz. Inicialmente, de modo a melhor preparar a artista para potenciais concertos e projectos desta natureza, a voz foi gravada juntamente com a orquestra, mas depois novamente captada, isoladamente, noutra sala de gravação da Arda.

Isto permitiu-nos, no processo de masterização, produzir faixas isoladas, tanto de voz como dos diversos instrumentos. Este cuidado foi crucial para as masterizações finais, mas também para a edição do documentário, permitindo que o áudio instrumental funcionasse também ele como banda sonora do filme e qualquer outro material promocional necessário.

“Foram então produzidas três faixas de áudio: Voz, Instrumentos e Masterização Final.”

// Publicação/Comunicação

À medida que a criação deste álbum foi avançando, foram distribuídos online variados vídeos a acompanhar o processo criativo de “Ascensão” nas redes sociais de Pedro Marques e de Rita Rocha, que conta já com 56 mil seguidores no Instagram. Este mérito deve-se acima de tudo ao talento de Rita, não só por ter sido finalista do programa “Voice Kids”, mas também pelo esforço recorrente que tem feito desde então, trabalhando com artistas como Agir, Carolina Deslandes, Pedro Abrunhosa e outros.

“O sucesso de Rita é bem-vindo e celebrado, certamente, mas o objectivo sempre foi a formação de uma nova artista (…)

A ascensão de Rita Rocha está a resultar numa popularidade crescente que já se traduziu em convites para colaborações artísticas, assim como concertos ao vivo, mas o ponto fulcral do nosso projecto não era necessariamente esse. O sucesso de Rita é bem-vindo e celebrado, certamente, mas o objectivo sempre foi a formação de uma nova artista, munindo-a de confiança para que depois possa gravar, já com conhecimento de causa, futuros álbuns.

// Educação

Desde a proposta inicial de “Ascensão” que um dos objectivos principais foi a educação e formação de novos artistas. Paralelamente à criação do álbum, foram feitos pequenos concertos e apresentações em escolas, por parte de Rita Rocha e Pedro Marques, com o intuito de mostrar a outros jovens alunos o trabalho inerente à criação da música.

Rita Rocha e Emília de Fátima Moreira dos Santos, Vice-presidente e Vereadora da Câmara Municipal da Maia; numa apresentação a professores e alunos da Escola EB 2,3 –sede do Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia (AEGMMaia).

A curiosidade dos alunos, assim como dos professores, assenta muito na gestão da vida pessoal e profissional de Rita. Não é comum, uma jovem de agora 15 anos, estar a dar concertos e a gravar um álbum com uma orquestra, ao mesmo tempo que mantém a sua vida escolar uma prioridade, conseguindo preservar as boas notas e uma vida social com amigos e família.
O que nos parece mais importante reter de todo o projecto “Ascensão” é a insistência em trabalho regular, com horários fixos e bem calendarizados. O talento de Rita é importantíssimo, como é óbvio, mas nada disto teria sido possível sem uma forte metodologia.

Chegar a horas, escrever música, ensaiar, gravar, regravar, masterizar, promover, apresentar… o mais importante a reter de todo este processo é o esforço conjunto de tanta gente inerente à feitura de um álbum de música. A verdadeira “Ascensão” aqui nunca foi de talento, mas sim de trabalho.

// O Álbum

O álbum produzido foi então baptizado de “Três Pontinhos”, título de uma das músicas gravadas. No link abaixo podem ouvir os seguintes temas:

// O Documentário

O documentário editado por Nuno Rocha a partir de todos os conteúdos recolhidos durante a criação do álbum, está agora aqui também finalmente disponível:

// O Vídeo Clip

// Os Vídeos promocionais

// Créditos

Maestro
Valter Mateus

Primeiros violinos
Marta Eufrázio
Pedro Carvalho
António Malta Gomes
Sara Nunes
Luana Cunha
Alexandra Pastore

Violas d’arco
David Lloyd
Maria João Antunes
Nelson Cruzeiro
José Pedro Rocha

Contrabaixos
Amã Oliveira
José Carlos Barbosa

Trombone
Hugo Caldeira

Saxofone Alto
Afonso Manso

Piano
João Salcedo

Baixo
José Carlos Barbosa

Guitarra
Pedro Marques

Guitarra
Luis Ribeiro

Violino
Beatriz Rola

Coro
Teresa Queirós
Teresa Campos
Maria Bastos

Cantoras da Eu sem ti
Teresa Campos
Ana Conceição

Segundos violinos
Diana Pereira
Ângela Top
Maria João Faria
Inês Meneses
Maria Inês Ferreira

Violoncelos
David Cruz
Fábio Pinto
Leonor Novo

Flautas
Adriano Sabença
Sara Silva

Saxofone Barítono
Rafael Gomes

Saxofone Tenor
Pedro Matos

Trompete
Pedro Jerónimo

Percussão
Jacob Oliveira
Juan de la Fuente
Paco Baños

Bateria
José Marrucho

Outra Guitarra
Bruno Ferreira

Acordeão
Catarina Silva

Backup Vocals
Madalena Teixeira
Leonor Teixeira
Beatriz Cruz
Martinha Cruz
Maria Miguel

Gravado e misturado por João Brandão e masterizado por Miguel Pinheiro Marques na Arda Recorders. Assistido por Bárbara Santos e Rui Velho Rebelo. Gravações adicionais por Bárbara Santos e Rui Velho Rebelo.

// Ficha Técnica

Supervisão das Letras
Ana Pereira
João Costa

Documentário
Nuno Rocha

Marketing Digital
Diogo Matos

Design
Leonel Sousa

Vídeo Clip
André Tentugal

Edição das Maquetes
Pedro Pimentel
Mauricio D’Orey
Rita Gradim

Edição de vídeos de promoção
Ana Almeida

Texto/Copy
João Leitão

Ilustração
ANA HOO


© Ascenção 2022. Todos os direitos reservados